Tecnologia invade ambientes domésticos e proporciona conforto aos moradores

13 de novembro de 2012 at 4:34 pm Deixe um comentário

Automação de imóveis residenciais ganha força devido à praticidade e segurança que os sistemas permitem criar. Decoração high tech pode ser usada em todos os cantos da casa

A cada dia que passa, a tecnologia invade mais os ambientes domésticos. Mas, para que ela possa ser mesmo uma aliada no dia a dia, é necessário que, além de funcionalidade, ofereça conforto e seja acessível financeiramente. Para conjugar todos esses itens, é preciso conhecer o que o mercado oferece e como empregar os recursos disponíveis. Saber o que e onde usar é fundamental, até porque, atualmente, em quase todos os ambientes de uma casa ou de um apartamento a tecnologia pode ser empregada.

SIMPLICIDADE

Para quem gosta de saber das tendências, Angélica Araújo diz que, para os minimalistas, a recomendação é utilizar o mínimo de equipamentos de som aparentes, o que torna o visual mais clean e valoriza o leiaute e os móveis. “Para os apaixonados por tecnologia, os equipamentos com design diferenciado complementam a decoração, ganhando lugar de destaque. Com a automação da iluminação, que também é uma tendência, a criação das cenas permite uma ambiência agradável para cada situação.”

PESQUISAR É FUNDAMENTAL

Tanta modernidade deve ser aliada aos cuidados com a segurança, tanto dos moradores quanto dos equipamentos. Nesta hora, é imprescindível buscar referências a respeito dos fabricantes e distribuidores das soluções. “O cliente deve sempre buscar uma empresa consolidada no mercado e que tenha engenheiros especializados na área de automação”, recomenda a arquiteta Eduarda Corrêa.

A indicação de quem já investiu na automação é essencial para evitar problemas que acarretam grandes prejuízos financeiros. “É importante também ter como referência estudos de casos de sucesso, referências comerciais, procedências dos equipamentos importados e, principalmente, a satisfação dos clientes em relação ao pós-venda”, comenta.

MOBÍLIA

Todos esses cuidados não dispensam a escolha correta dos móveis para que se possa usufruir de todos os benefícios da tecnologia com conforto. Por isso, o ambiente automatizado precisa ser, a um só tempo, aconchegante, prático e funcional. “Para isso, é preciso investir na utilização de um mobiliário adequado estética e ergonomicamente, em bom projeto luminotécnico, na utilização de cortinas e tapetes para melhorar a acústica, entre outros recursos”, diz Giovana. De acordo com a designer de ambientes, a estimativa é de que o custo equipamento, montagem e projeto da automação para cada ambiente fique em torno de R$ 10 mil.

Confira alguns exemplos de como a tecnologia pode ser usada em cada ambiente do imóvel

» Quarto
Iluminação, cortinas, ar-condicionado, aparelhos de áudio e de vídeo podem ser controlados por meio de controle remoto ou mesmo pelo smartphone, tablets e computador conectado à internet.

» Sala de TV
Os televisores com a tecnologia SmartTV permitem acesso à internet direto na tela por meio de aplicativos e alguns têm a possibilidade de reproduzir filmes, músicas e fotos por meio de sistema sem fio instalado na casa.

» Área externa
Instalação de câmeras de segurança que transmitem as imagens em tempo real, via internet, para aplicativos instalados em smartphones e tablets tem sido uma solução para aumentar a vigilância de imóveis pelas famílias, mesmo quando estão trabalhando ou viajando.

» Banheiro
Banheiras inteligentes iluminadas internamente por LEDs de alta intensidade e com ajuste em cinco níveis. TV embutida atrás de painel espelhado traz sofisticação ao ambiente. Torneiras que permitem a programação digital da temperatura e da quantidade da água são alguns exemplos disponíveis no mercado.

» Cozinha
Várias empresas já fabricam geladeiras que fazem listas de compras, avisam a validade dos produtos armazenados e se conectam na internet para pesquisar preços de supermercados.

Fonte: Lugar Certo / Foto: Eduardo Almeida / RA Studio

Anúncios

Entry filed under: Dicas, Imóveis. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Saiba como reformar o banheiro gastando pouco MRV Engenharia inicia entrega de chaves do residencial Guanabara com valorização de 35%

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog MRV

Aqui você encontra notícias sobre o mercado imobiliário, lançamentos de empreendimentos, hotsites e campanhas, dicas de decoração, matérias sobre a MRV.

Galeria MRV no Flickr

novembro 2012
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Feeds

MRV no Twitter


%d blogueiros gostam disto: