Empregada doméstica: como contratar

16 de agosto de 2011 at 5:30 pm Deixe um comentário

Casa nova, mudança realizada… é a hora de organizar o dia a dia. Vai precisar de uma faxineira diarista para ajudar na limpeza? Ou melhor contratar uma empregada doméstica?

Se este for o seu caso, confira as dicas sobre os cuidados com esta contratação:

Funcionário doméstico é uma pessoa importante na vida de uma família e sua contratação é um assunto que demanda atenção. Ele viverá dentro de sua casa e compartilhará sua intimidade, hábitos e horários. Portanto determinados requisitos devem ser analisados na hora da contratação.

Uma das maneiras de contratar um funcionário doméstico é por meio de indicação de amigos ou parentes. Outra opção são as agências de empregados domésticos que selecionam candidatos de acordo com o perfil indicado por você. Quando for entrevistá-lo, peça os documentos como RG, Carteira de Trabalho e preencha o formulário de entrevista.

Caso o candidato seja indicação de uma agência, já é de praxe apresentar um atestado de antecedentes, mas, caso seja indicação de amigos, peça para que o candidato providencie o documento. Pergunte sobre seu estado civil, se possui filhos e, em caso positivo, pergunte com quem as crianças ficarão enquanto trabalha.

Não aceite apenas uma carta de recomendação. Se a candidata já trabalhou em outra residência, entre em contato e questione o motivo da saída da funcionária, hábitos e faltas. Caso a candidata tenha pouco tempo de trabalho em diversas residências, pergunte as razões desta instabilidade. Se a candidata trabalhou muitos anos em uma casa e depois passou por várias outras, tendo ficado pouco tempo em cada uma, a posição é outra. Há boa chance de que ela se acostume com sua família e fique muitos anos em sua casa.

Apresentação e experiência

É fundamental que você simpatize com a candidata, pois irão conviver diariamente. Cada profissão tem sua vestimenta adequada. Uma candidata educada, vestida de acordo com a situação de entrevista de emprego mostra bom senso.

Para algumas funções que o empregado doméstico vai desempenhar em sua casa, não é preciso que já tenha experiência. Você pode profissionalizá-lo de forma fácil e objetiva.

Se a candidata nunca trabalhou em casa de família, pergunte se ela sabe cozinhar e arrumar a casa. Assim você poderá avaliar a capacidade e a disposição em aprender.

Folgas e salário

Logo na entrevista de emprego, converse sobre salário, folgas e tarefas que devem ser realizadas. Caso o funcionário doméstico more na residência em que trabalha, as relações trabalhistas são diferenciadas. As folgas podem ser maleáveis, de acordo com a necessidade de ambas as partes. A lei determina que todo empregado doméstico deve ter uma folga semanal e acrescenta “de preferência aos domingos”.

Caso você precise da funcionária aos domingos, combine com ela folgas semanais em dias alternados. Uma semana ela terá a folga no sábado e trabalhará no domingo. Na outra a folga se inverterá. Ou combine que ela trabalhará um domingo por mês. As variáveis são muitas, por isso o momento da contratação da funcionária é a hora de acertar o quesito “folga” com clareza.

Seja firme e direto na hora da contratação. Converse sobre as condições e hábitos de sua residência e escute as reinvindicações da candidata. Desta maneira vocês começarão a relação de trabalho de maneira clara atendendo às necessidades de ambas as partes.

Fonte: Portal UOL

Anúncios

Entry filed under: Dicas. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , .

“Crise não contamina construção popular”, diz presidente da MRV Ajudar nunca sai de moda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog MRV

Aqui você encontra notícias sobre o mercado imobiliário, lançamentos de empreendimentos, hotsites e campanhas, dicas de decoração, matérias sobre a MRV.

Galeria MRV no Flickr

agosto 2011
D S T Q Q S S
« jul   set »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Feeds

MRV no Twitter


%d blogueiros gostam disto: