As condutas de comportamento para a harmonia da vida em condomínios

16 de novembro de 2010 at 12:05 pm Deixe um comentário

 


Os condomínios estabelecem, por meio de assembléia, um conjunto de normas importantes que nortearão a vida em comunidade. São regras que vão desde horários permitidos para mudanças e reformas, coleta do lixo, utilização de espaços de lazer até cuidados com os animais de estimação e horários permitidos para som alto.

Algumas condutas e comportamentos, porém, não estão nas regras, mas podem ser consideradas tão importantes quanto para uma convivência harmoniosa. São condutas que passam por questões como educação, cidadania, solidariedade e etiqueta. “É fundamental que as pessoas tomem consciência da importância de atitudes positivas, ainda mais num ambiente em que não se conhecem muito bem, ou ainda estão se conhecendo”, afirma a gerente de marketing da administradora Lello, Angélica Arbex.

Questões como barulho fora de hora, por exemplo, são causas freqüentes de conflitos entre moradores. A administradora orienta que as pessoas conversem com os vizinhos antes de organizar uma festa em seu apartamento para avisá-los, e que respeitem os horários e descanso das outras pessoas. “É mais comum do que se pensa. As pessoas após uma festa, que normalmente termina tarde da noite, conversam alto no corredor dos andares, não respeitando o sono alheio”, diz Angélica. Isso também se aplica para festas no salão, nesse caso é válido conversar com moradores do 1º andar, que, são mais afetados pelo barulho.

Outro tema bastante polêmico refere-se aos cuidados com animais domésticos dentro dos condomínios. Segundo a gerente, é comum que algumas pessoas não gostem de animais e não queiram entrar no elevador com cães e gatos. “Quando este tema não está contemplado no Regulamento Interno, cabe aos donos dos animais respeitar isso e utilizar sempre o elevador de serviço, se possível quando estiver vazio”, orienta ela.

Mais um ponto comum de discórdia é o lixo colocado pelos moradores dentro do cesto nos corredores. O cuidado neste caso deveria ser o mesmo que é tomado quando as pessoas que moram em casas colocam seus lixos na calçada – os sacos devem estar bem fechados, objetos cortantes protegidos e lixo reciclável separado e identificado.

Para Angélica, os condôminos precisam entender que convivem com outras famílias e o comportamento cordial e altruísta melhora, e muito, a qualidade de vida de todo o conjunto de condôminos. Simples regras expostas em um quadro próximo aos elevadores não garantem uma convivência harmoniosa, por isso é fundamental a conscientização das pessoas sobre o que não está escrito, mas que deve ser cumprido. Segundo ela, o fundamental é pensar com gentileza e agir com gentileza.

Fonte: R7 Imóveis

Anúncios

Entry filed under: Dicas. Tags: , , , , , , , , , , , , .

Feriadão Premiado MRV Parque Asteca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog MRV

Aqui você encontra notícias sobre o mercado imobiliário, lançamentos de empreendimentos, hotsites e campanhas, dicas de decoração, matérias sobre a MRV.

Galeria MRV no Flickr

novembro 2010
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Feeds

MRV no Twitter


%d blogueiros gostam disto: