Móveis antigos reformados: peças centrais na decoração

9 de setembro de 2010 at 8:00 am Deixe um comentário

As peças antigas herdadas de família, em geral feitas de madeira nobre e dotadas de estilo único, tendem a passar de geração em geração, algumas vezes bem cuidadas, outras deixadas de lado e sujeitas às ações do tempo. Em uma época em que se valoriza cada vez mais a mistura de estilos, notadamente entre o clássico e o contemporâneo, nada melhor do que resgatar o móvel antigo e transformá-lo no centro das atenções de uma sala de estar, de TV, de jantar, de um quarto ou um escritório.
O encontro entre o passado e o presente na decoração com a restauração de móveis, além de ser uma alternativa prática e econômica, resulta em ambientes confortáveis. Peças de características únicas como penteadeiras, armários, criados-mudos, chapeleiras, guarda-roupas, cômodas, estantes e mesas, sinônimos de imponência em décadas passadas, voltaram a marcar presença em ambientes decorados nos mais variados estilos.

Os objetos que pais e avós tinham agora voltam repaginados e ganham releituras e novas utilizações. Com isso, segundo a arquiteta Mariana Mendonça, os ambientes contemporâneos perdem o ar de showroom de loja para ganhar o calor da memória e características de identidade de cada cliente. “Ao utilizar um móvel antigo, você traz história e personalidade para o ambiente, misturando estilos que, embora muitos pensem que se contrapõem, na realidade se completam”, afirma a arquiteta.

Como fazer

São inúmeras as formas pelas quais é possível customizar um móvel antigo. Para alcançar um resultado agradável, os pontos chave são a criatividade e a consciência de uso da peça, como destaca o arquiteto André Brandão. “Podemos desde descascar o acabamento original, deixando o móvel em seu estado bruto, até brincar com estampas e cores, transformando-o na estrela do ambiente. O importante é usar a criatividade e ter bom senso, sempre tendo em consideração o ambiente em que essa peça será inserida”, ressalta.

Onde encontrar

Móveis antigos com preços baixos podem ser encontrados em lojas de móveis usados, feiras e bazares. Em muitos destes lugares, alguns móveis são comercializados no estado em que chegam, sendo um convite para a repaginação.

Móveis antigos tradicionais podem ser encontrados também em antiquários, sendo mais caros por vários motivos. Em alguns casos, têm valor histórico ou artístico; em outros, são peças muito raras. Há os que passaram por alguma restauração e ainda os construídos com materiais nobres.

Fonte: ImovelWeb

Anúncios

Entry filed under: Decoração. Tags: , , , , , , , , , , , , , .

Varandas Proclame sua independência do aluguel com a MRV Engenharia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog MRV

Aqui você encontra notícias sobre o mercado imobiliário, lançamentos de empreendimentos, hotsites e campanhas, dicas de decoração, matérias sobre a MRV.

Galeria MRV no Flickr

setembro 2010
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Feeds

MRV no Twitter


%d blogueiros gostam disto: