Consumidor de BH vai às compras mesmo na crise

1 de novembro de 2008 at 4:06 pm Deixe um comentário

Apesar da crise financeira internacional e seus reflexos no país, os moradores da capital garantem que vão continuar consumindo, segundo pesquisa da Fecomércio

Na contramão das expectativas do mercado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte subiu 2,67% este mês em comparação com setembro, atingindo o melhor índice da sondagem desde o início da série histórica em maio de 2004. Entre 0 e 100 (quanto mais próximo a 100, maior a confiança do consumidor), a pontuação ficou em 51,49. A pesquisa do ICC foi divulgada ontem pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), e ouviu 400 pessoas entre a última semana de setembro e a terceira de outubro, período em que a crise econômica mundial já havia se instalado no país.

Segundo Silvânia Maria Carvalho de Araújo, coordenadora do Departamento de Economia da Fecomércio, os dados não podem ser interpretados como um descaso do consumidor belo-horizontino ao momento econômico. “O consumidor não está alheio à crise. O que existe é um otimismo cauteloso. Acredito que a crise ainda não tenha alterado o humor do consumidor”, avalia. Apesar da confiança, Silvânia confessa que havia previsto uma situação contrária, de queda no otimismo do consumidor. “Tudo tinha sinalizado que seria negativo”, afirma.

As previsões foram impulsionadas pelo resultado divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) na última semana, que revelou uma redução de 10% no Índice de Confiança do Consumidor na sondagem realizada em 2 mil domicílios de sete capitais do país, incluindo Belo Horizonte. A grande retração nacional do índice não foi acompanhada pela capital mineira, que mantêm a trajetória de ascensão dos resultados, sem nunca ter apresentado qualquer redução drástica nas pesquisas.

Outro dado que impressionou foi a pretensão de compra dos consumidores, que subiu 8,98%. Jonatas de Pádua está nas estatísticas e acaba de adquirir, com sua noiva, Janderlândia Lira de Passos, o novo apartamento. Apesar da decisão estar tomada há dois meses, antes da instauração da crise, Jonatas ainda não fechou o financiamento com o banco – mas não pretende mudar de idéia. “Não tenho qualquer pretensão de desistir da compra, mesmo que agora a crise esteja mais evidente. Além da vontade de comprar, tenho confiança no governo e acredito que não haverá muitas mudanças”, explica.

Prestes a se casar, Jonatas não fica somente no planejamento da casa própria. “Ainda temos que mobiliar o apartamento e tenho planos também de comprar um carro. Não estou pensando na crise. Tudo vai depender do meu poder de compra até lá”, ressalta.

A decoradora Maria Elisa Guedes de Melo está muito otimista e diz não ter qualquer motivo para mudar o que já estava planejado. “O que acredito que vá diminuir agora é a euforia das pessoas no momento da compra”, explica. Maria Elisa acaba de comprar um computador novo e acredita que, no primeiro momento, os reflexos da crise ainda não são sentidos. “Tudo estava muito grandioso, muito supervalorizado. Agora está havendo uma acomodação já que a tendência era estabilizar. O futuro agora vai depender da políticas do governo”, avalia. No levantamento, o computador aparece em terceiro lugar nas intenções de venda, com 8%. Seguindo as tendências, a compra do automóvel fica em primeiro lugar, com 13,25%, seguido pela pela moradia, 8,75%.

Fonte: Estado de Minas, 31/10/08

Anúncios

Entry filed under: Notícias. Tags: , , , , , .

Comunicado importante: Na MRV e na Caixa os juros não subiram 1 ano de MRVnet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog MRV

Aqui você encontra notícias sobre o mercado imobiliário, lançamentos de empreendimentos, hotsites e campanhas, dicas de decoração, matérias sobre a MRV.

Galeria MRV no Flickr

novembro 2008
D S T Q Q S S
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Feeds

MRV no Twitter


%d blogueiros gostam disto: