Decoração renovada através das cores

29 de julho de 2008 at 12:33 pm 23 comentários

Que tal uma reforma simples e rápida, sem gastar muito dinheiro, que vai deixar sua casa mais bonita para receber a família e os amigos nas festas de fim de ano? Para quem gostou da idéia, uma boa dica é renovar o visual e o clima da casa pintando as paredes com novas cores.
De acordo com o diretor comercial da Politintas, Vinícius Ventorim, “pintar as paredes é uma das maneiras mais econômicas e rápidas de redecorar uma casa. Com uma nova pintura, os ambientes se modificam bastante e se tornam mais agradáveis e bonitos, principalmente se foram pintados com novas cores”.
Segundo Ventorim, para economizar é preciso calcular bem o material para evitar desperdícios e fazer os testes com as cores escolhidas para ter certeza de que é a tonalidade desejada, evitando ter que fazer uma repintura.
A arquiteta Melissa Cabral destaca que nem sempre é preciso repintar toda a casa para renovar o ambiente. “Pintando uma parede de destaque com uma cor mais forte ou colocando uma textura em tom sobre tom já é possível modificar bastante o espaço. Só é preciso escolher bem a cor para que ela combine com os móveis, as cortinas e o piso, para que o resultado final fique harmonioso”.
Além de embelezar a casa, usando apenas tinta dá até modificar as dimensões dos ambientes. “Com o uso correto das tintas e das cores, é possível dar a impressão de que o ambiente é maior ou menor, de acordo com a vontade da pessoa. Se o espaço for muito grande, uma boa dica é pintar as paredes com cores mais escuras, mas se o ambiente for pequeno, é melhor optar pelas cores mais claras, pois elas dão a impressão de que o espaço é maior do que realmente é”, diz a engenheira e decoradora Zélia Sather.

Qual cor usar?
As cores possuem diferentes vibrações que estimulam um novo comportamento ou estado de espírito nas pessoas, por isso, também é importante saber que tipo de sensação se deseja para cada um dos ambientes. As cores quentes, como o vermelho, o amarelo e o laranja, são estimulantes e sugerem vitalidade, movimento e alegria. Já as cores frias, que englobam os azuis, os verdes e os violetas, têm efeito calmante e dão a sensação de paz e frescor.
Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher a cor certa para cada um dos ambientes da casa:

Sala de estar – As cores devem ser mais aconchegantes, proporcionando relaxamento e estimulando a conversação, por isso, prefira as cores quentes nestes espaços.

Quartos – As cores ligeiramente quentes proporcionam sensação de acolhimento, intimidade e podem ser amplamente usadas. Já as cores mais fortes e vibrantes devem ser utilizadas com cautela, pois dificultam o relaxamento.

Quarto de crianças – Cores fortes e vibrantes podem tornar o espaço alegre e divertido, mas é preciso tomar cuidado para não tornar o ambiente estressante.

Banheiros – Cores claras ajudam a ampliar o ambiente. Os verdes e azuis refrescam, e o branco reflete limpeza e higiene.

Copa – O amarelo, o laranja e o vermelho são as cores mais indicadas por estimularem o apetite.

Cozinha – O branco proporciona a sensação de limpeza e claridade. Os tons de azuis ajudam a refrescar ambientes com pouca ventilação. O vermelho, o amarelo e o laranja estimulam o apetite.

Escritórios – Para estimular o raciocínio o ideal são os tons de laranja. O verde claro refresca e acentua o equilíbrio e o amarelo estimula a criatividade.

É muito importante ressaltar que as cores dos diferentes ambientes precisam formar um conjunto harmônico. Não adianta um ambiente estar bonito se ele não se integra com os demais, por isso, é preciso fazer um estudo de todas as cores que serão utilizadas para que o resultado final seja agradável e para isso você pode contar com a ajuda de profissionais capacitados, como arquitetos, decoradores e designers.

Anúncios

Entry filed under: Notícias. Tags: , , , , , .

Apartamentos no Vila Santana – MRV em Sorocaba MRV – A marca do seu primeiro apê

23 Comentários Add your own

  • 1. adriana  |  10 de setembro de 2008 às 9:20 pm

    ola! gostaria de saber qual cortina usar na minha sala e que esta pintada de laranja.obrigado

    Responder
    • 2. Eduarda  |  29 de novembro de 2010 às 11:25 pm

      Você pode usar cortinas de tom vermelho com uma de renda por cima da cor branca, pois acho que seria uma ótima combinação! Mas com a sua sala na cor laranja,se você não usar o vermelho, deverá usar cores mais quentes, ou até mesmo apenas uma cortina da cor branca!

      Responder
  • 3. Fatta Arquitetura  |  12 de setembro de 2008 às 12:28 pm

    Olá Adriana! O uso de cores fortes como o laranja na sala de estar é decorativo e tem objetivo de destaque, o ideal é que apenas uma parede, de preferência a mais “limpa” de todas (que não tenha nenhuma abertura de portas ou janelas) seja laranja. O uso do laranja na sala inteira além de cansativo pode escurecer o ambiente. Para cortina opte por tons mais neutros, que podem variar desde o areia até tons mais fechados como o cinza ou marrom. A cortina pode variar também na textura (como um linho, por exemplo) se as paredes forem todas lisas. A escolha do tecido vai definir a maior ou menor intensidade de luminosidade no ambiente. Você pode optar também por uma persiana de tecido ou até mesmo de madeira. Tem uma infinidade de materiais, cores e texturas para sua cortina da sala. Espero ter ajudado!
    Renata Botrel – Arquiteta

    Responder
  • 4. Thaisa Feres  |  19 de setembro de 2008 às 10:16 am

    Bom dia, gostaria de fazer uma textura e pintar minha sala com uma cor forte, mas não sei qual. Meu móveis são tabaco, que cor você sugere?
    Obrigada
    Thaisa

    Responder
    • 5. Eduarda  |  29 de novembro de 2010 às 11:29 pm

      Você pode pintar de laranja, ou tons parecidos.

      Responder
  • 6. Fatta Arquitetura  |  20 de setembro de 2008 às 12:56 am

    Thaisa, os móveis tabaco na sala já escurecem bem o ambiente. Tome cuidado ao escolher a cor para que a sala não fique mais escura ainda. São boas opções de cores tons neutros como o cinza, o concreto e até mesmo um chocolate. E para não ficar uma sala muito sóbria use adornos coloridos. Agora, se quiser ousar bem pode optar até mesmo por uma pintura vermelha porém sem a textura, lisa mesmo. Espero ter ajudado!!
    Renata Botrel – fattaarquitetura@yahoo.com.br

    Responder
  • 7. mrvengenharia  |  22 de setembro de 2008 às 11:50 am

    Renata,
    Agradecemos a colaboração em nosso Blog!

    Atenciosamente,
    Equipe de Marketing MRV Engenharia

    Responder
  • 8. martha valeria  |  1 de dezembro de 2008 às 3:25 pm

    Gostaria que me ajudasse,quero fazer uma parede de destaque
    em minha sala com cores tons sobre tom,prevalecendo os tons
    amarelados,pois minha sala o chão e teto são de madeira escura
    por favor me ajudem.

    Responder
  • 9. Patrícia Dias Salles  |  2 de dezembro de 2008 às 3:59 pm

    Martha,
    Você pode optar por tons mais claros que suavizem o ambiente, visto que ele já possui tons escuros no piso e forro. É perigoso carregarmos com muitas informações e cores, principalmente em se tratar de um ambiente pequeno.
    Para pintar uma parede inteira de uma mesma tonalidade sugiro, por exemplo o tom B035 da Suvinil. Trata-se de um tom mais suave e amarelado que cairia bem perto de madeiras escuras.

    Arquiteta Patrícia Dias Salles
    Responsável pelos projetos dos halls das torres e da área de lazer do Top Life (Brasília), e dos seus apartamentos decorados. Além dos decorados do Residencial Las Casas, Riacho das Borboletas, Ville Sion (Apartamento triplex), e Green Towers.
    Fones: (31)3275-4148 / (31)9952-2055

    Responder
  • 10. CARLA VIERO BRAVO  |  12 de dezembro de 2008 às 11:54 am

    Minha sala tem dois ambientes, um onde há um sofá branco com a TV e outro um sofá no tom escuro, com almofadas laranjas e um tapete laranja, mas um laranja escuro puxando para o abóbora. Gostaria que me dessem dicas de cores para pintar as paredes, pensei destacar uma com o tom laranja e as outras mais claras, o que você me indica??? Obrigada

    Responder
  • 11. Patrícia Dias Salles  |  15 de dezembro de 2008 às 10:49 am

    Carla,
    Acho interessante este destaque de uma das paredes num tom quente como o laranja, mas para isso, você terá que abrir mão do tapete também laranja. Opte por um ou outro. Procure não carregar com muitas informações. O elegante é o simples, o suave, o limpo. Se preferir permanecer com o tapete, sugiro que escolha tons mais claros e neutros para as paredes que darão mais suavidade e harmonia entre as cores já existentes.

    Arquiteta Patrícia Dias Salles
    Responsável pelos projetos dos halls das torres e da área de lazer do Top Life (Brasília), e dos seus apartamentos decorados. Além dos decorados do Residencial Las Casas, Riacho das Borboletas, Ville Sion (Apartamento triplex), e Green Towers.
    Fones: (31)3275-4148 / (31)9952-2055

    Responder
  • 12. Sil Luiza  |  9 de julho de 2009 às 9:59 pm

    Olá!!!!!!
    Preciso muito de uma opinião.
    Minha sala é pequena 3/3m. Sofá marrom de couro, rack tabaco com maple, cortina cor de ouro. O piso é meio manchado puxando para o marrom bem clarinho. Que cor posso pintar as paredes para ficar bem aconchegante? Gostaria de pintar uma parede, a de trás do sofá de outra cor.
    Muito obrigado pela gentiliza.

    Responder
  • 13. Adriana  |  9 de setembro de 2009 às 2:18 pm

    Olá!

    Tenho uma sala onde não possui janela,uma das paredes é laranja.o piso é escuro e o restante das paredes é creme quase branco.Tem saida de 2 quartos + a porta de entrada para esta sala.gostaria de saber que cor de sofá comprar e como dispor os moveis nesta sala.Tenho crianças bem pequenas em casa.
    obrigada.

    Responder
  • 14. Silvia  |  24 de setembro de 2009 às 8:30 pm

    Ola, meu nome é Silvia, estou pintando a casa externamente de amarelo claro e a porta de entrada é madeira (marrom), gostaria de saber que cor pinto o portão, gostaria de pintar de branco, mas não sei se não vai ficar errado devido a cor da porta de entrada.
    Tenho um espaço do jardim que é muito úmido ficando verde de limo, com que tipo de tinta pinto este local O que fazer???
    2. Posso pintar o quarto todo da minha filha com textura?? o Quarto tem muita umidade e fica logo mofado, o que faço???
    Grata
    Silvia

    Responder
    • 15. mrvengenharia  |  15 de outubro de 2009 às 12:50 pm

      Portões pintados de branco tem aspecto agradável, Silvia, mas se tem um jardim na frente que pode vir a “sujar” o portão, seria melhor que você optasse por uma cor que não suje tanto, afinal é a entrada da sua casa. A cor verde escura pode ser interessante para seu portão.

      Responder
  • 16. jane  |  21 de outubro de 2009 às 9:34 pm

    Olá!
    Gostaria que me ajudassem a decorar minha sala de estar .
    Meu sofá é Branco com algs partes em preto o movel da tv tbm é branco, comprei um tapete laranja puxado para o abobora. Agora nao sei que cor coloco a cortina , e tbm gostaria de colocar um papel de parede na parede que esta o sofá qual cor devo por ?As paredes estao pintadas de branco .
    Obrigada .

    Responder
  • 17. Dalva Basilio  |  10 de novembro de 2009 às 5:49 pm

    Olá,tenho uma sala grande,com porta balcão e duas janelas coloniais uma de cada lado,o piso e um creme bem claro,moveis cor mogino.Estou querendo,passar gesso,e umas das parede,testura de cor vermelho.Oque vc acha?Me mande resposta urgente,pois estou para pitar.Obriga

    Responder
  • 18. andreza  |  12 de novembro de 2009 às 11:19 am

    oi,vou pintar a sala e o meu quarto,ms estou com duvidas em questao das cores.Pois o teto ja esta pintado na cor branco gelo,minha sala tem uma parede trabalhada na cvermelhos or vermelha com detahes no teto.os moveis sao todos marfim.
    O meu quarto e enorme entao queria mudar a cor da parede que e branco gelo da cor do teto,mas so vou pintar as paredes.Se por gentileza poder me ajudar fico grata.queria tb pintar a frente da casa aceito dicas.

    Responder
  • 19. maria  |  5 de junho de 2010 às 12:03 am

    gostaria de uma ajuda.meu sofa tem uma capa na cor verde meu tapete e bem colorido com cores quente e minhas almofadas sao no tom cereja, assim como tambem um puft no tom das almofadas que foram tiradas de uma das cores do tapete. gostaria de saber se esta mais ou menos coreto a combinaçao. obrigada

    Responder
  • 20. Thais  |  13 de junho de 2010 às 1:19 pm

    Olá!! Pintamos nossa sala de azul bebê e em uma parede fizemos textuta de um azul royal, os moveis, piso e cortina são em tons bege, marfim e cru. Agora queremos pintar as paredes, mas manter a cor da textura, pensei em um tom bem clarinho de laranja, o que acha?? Tem outra sugestão que possa nos ajudar? Com a chegada da nossa bebê queremos pintar o quarto dela de rosa/lilá /branco mas sem diminuir o ambiente (o quarto é pequeno), como fazemos???
    Desde já agradeço a atençao e a ajuda!!!

    Responder
  • 21. adriana vieira  |  30 de julho de 2010 às 4:13 am

    olá queria uma opinião, minha sala tem piso de cor verde com detalhes em branco. com que cor devo pintar uma parede com textura o restante das paredes vão ser gelo?
    me dê sua opinião

    Responder
  • 22. ROSELI  |  22 de agosto de 2010 às 1:40 am

    Gostaria de obter algumas dicas para decorar minha sala, uma parede é laranja e as outras pessego. que cor devo fazer a cortina e comprar o sofá es tapete?

    Responder
  • 23. Ellen  |  16 de agosto de 2011 às 3:12 pm

    Olha,
    Gostaria de uma ajuda.
    1- Quero pintar meu quarto e sala ambos tem os moveis tabaco com maple.
    Qual cor seria mais apropiada para pintar uma parede e deixa em destaque e deixar um com um ambiente diferente entre ambos?

    2- Qual cor pintar a parte externa da casa combinando com a cor interna?

    Por favor me ajuda pois irei comprar as tintas no sabado e quero muito uma dica.

    até mais

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Sobre o Blog MRV

Aqui você encontra notícias sobre o mercado imobiliário, lançamentos de empreendimentos, hotsites e campanhas, dicas de decoração, matérias sobre a MRV.

Galeria MRV no Flickr

julho 2008
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Feeds

MRV no Twitter


%d blogueiros gostam disto: